Título: Um Mais Um
Título Original: The One plus One
Autor(a): Jojo Moyes
Editora: Intríseca
Ano: 2014
Páginas: 320
SINOPSE: Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar
com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou.
Fazendo
faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess
mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky,
que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível
Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos
colegas. Já Tanzie, o pequeno gênio da matemática, tem outro problema:
ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola
particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única
esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será
disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá?
Enquanto
isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed
Nicholls, decide se refugiar em sua casa de praia por causa de uma
denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess
ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed
fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em
casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar
da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que
ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e
o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio.
RESENHA: Oi Gente!!!
Estou de volta e hoje a resenha é sobre esse livro super especial, favoritado com 5 corações!
Como é comum não é? Mulheres guerreiras, mães solteiras que além de cuidar de seus filhos precisam sustentar a casa financeiramente e moralmente também. Essa é a história de Jess Thomas, uma jovem mãe que foi largada por seu marido e além de cuidar de sua filha sozinha, também precisa cuidar de seu enteado, Nicky.
Jess trabalha durante o dia como faxineira e durante a noite como uma espécie de garçonete em um pub, então ela quase nunca está presente para os filhos, mas ainda sim o pouco tempo que passa com eles tenta passar o máximo de amor e afeto que pode. Tanzie, sua filha prodígio em matemática, é uma doce e inteligente garota de 10 anos. Nicky, seu enteado, é um garoto gótico que vive apanhando sem motivo dos garotos de sua escola, e a quem Jess tenta alcançar de seu super particular e excessivamente fechado mundo interior. E há também o ex dela, Marty, um pai ausente e que sempre os deixa na mão e ainda por cima nunca pagou pensão para as crianças.
A vida é realmente difícil para esta família até que uma luz ilumina o fim do túnel: Uma Olimpiada de matemática, que pode pagar até 5 mil libras ao vencedor.
Quando Tanzie recebe a chance de estudar em uma colégio especializado para crianças como ela, gênios em matemática, sendo que a bolsa de estudo não é de 100%, Jess precisa dar um jeito para que a sua filha consiga entrar nessa maravilhosa escola, sem a ajuda de Marty, que já dizia que não poderia ajudar a garota. Então essa grande oportunidade aparece, mas com um pequeno problema. Eles não tem como ir à Escócia, para que Tanzie possa fazer o teste e com o dinheiro pagar as primeiras mensalidades do novo colégio.
Em contra partida, também vemos a história de Ed, um homem bem sucedido no ramo da informática e ações de empresas. Ele, após um fracassado romance com uma garota de seus tempos de escola, acaba fornecendo a ela informações privilegiadas a respeito de ações e termina sendo acusado do crime, podendo pegar até vinte anos de prisão. E não é só isso, também há os seus pais, mas especificamente seu pai que está doente e Ed simplesmente não quer sobrecarregar a família com notícias tão desanimadoras como essa.
Jess trabalhava como faxineira para Ed, embora ele nunca tenha prestado atenção nela, exceto quando ele acaba bebendo até dormir no pub onde ela trabalha e Jess se sente na obrigação moral de deixa-lo em casa. O destino resolve unir os dois mais uma vez após esse episódio. Apreendida por tentar dirigir com sua filha, enteado e cachorro em um carro vencido e sem seguro, por coincidência Ed aparece no local. Ele apenas estava tentando fugir da bagunça que era agora sua vida quando os encontra. A partir daí, ele impulsivamente oferece carona à eles até a Escócia, para a Olimpíada. Uma decisão que ele achava que poderia se arrepender amargamente, mas que se torna na verdade, numa agradável surpresa É quando damos boas risadas com a aventura.
Bom gente, provavelmente quem já leu o livro deve ter ficado um pouco espantado por eu ter favoritado ele com 5 corações, afinal a história não é perfeita. Mas a vezes, o imperfeito é mais lindo do que o perfeito jamais será. Eu AMEEEEEEEEEEEEEEEEEI esse livro super fofo e de leitura fácil. Perdi-me em cada página, viajando tanto que quase não percebia as horas passarem.
A Jess é uma guerreira, uma mulher forte. Ela foi abandonada pelo marido e deixada sozinha para cuidar de um adolescente e uma criança, ambos tão diferentes das outras pessoas. Mas ainda sim, ela nunca desistia. Afina seu lema sempre foi "Tudo vai ficar bem", mesmo quando claramente não iria ficar. Esse livro pareceu tão real que quase dava para imaginar que poderia estar se passando no bairro ao lado, ou mesmo com o meu vizinho e isso foi a melhor qualidade do livro: a pura realidade, sem contos de fadas e coisas impossíveis.
Que Jojo Moyes é uma grande escritora, todos sabemos disso e esse livro apenas evidencia o fato. Foi uma agradável surpresa, porque eu realmente não esperava que ele fosse tão bom. Maravilhoso.
Bem gente, essa foi a resenha de hoje. Valeu!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário