terça-feira, 20 de janeiro de 2015

{RESENHA} Liberta-me - Tahereh Mafi

 
Livro: Liberta-me
Título original: Unravel me
Autor(a): Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Páginas: 444
ISBN: 9788581632353


Sinopse: Liberta-me é o segundo livro da trilogia de Tahereh Mafi. Se no primeiro,Estilhaça-me, importava garantir a sobrevivência e fugir das atrocidades do Restabelecimento, em Liberta-me é possível sentir toda a sensibilidade e tristeza que emanam do coração da heroína, Juliette. Abandonada à própria sorte, impossibilitada de tocar qualquer ser humano, Juliette vai procurar entender os movimentos de seu coração, a maneira como seus sentimentos se confundem e até onde ela pode realmente ir para ter o controle de sua própria vida. Uma metáfora para a vida de jovens de todas as idades que também enfrentam uma espécie de distopia moderna, em que dúvidas e medos caminham lado a lado com a esperança, o desejo e o amor. A bela escrita de Tahereh Mafi está de volta ainda mais vigorosa e extasiante.

RESENHA:

Bom, como descrever esse livro? lindo, perfeito, fantástico e viciante? é, acho que é assim que posso descrevê-lo. Com uma narrativa intensa, Tahereh conseguiu me surpreender MUITO neste segundo volume da trilogia Estilhaça-me(resenhado aqui) e superar todas e quaisquer expectativas que eu tinha em relação a este livro. Simplesmente AMEI!

Juliette agora está no Ponto Ômega, um lugar para pessoas com "dons" ou "poderes", assim como ela. Mas apesar de estar a salvo e com seu amado Adam, ainda não consegue se sentir em casa, por assim dizer, e também há a guerra iminente, que se aproxima. Ela precisa treinar, controlar seu tão inconstante poder, para ajudar as pessoas que são como ela; seu povo.

Mas, enquanto ela tenta controlar seu poder, falhando miseravelmente, mas também surpreendendo, há agora uma descoberta que pode abalar tudo na vida de Juliette: algo em que ela nunca poderia imaginar...e que irá sofrer muito por isso. Mas também há outras preocupações, como por exemplo, o pai de Warner, que agora estar no Setor 45, comando no lugar do filho, e este ainda está atrás dela.

Quando, depois de uma grande descoberta e uma série de acontecimentos de tirar o fôlego, eles precisam levar Warner como refém, parece que nada poderia ficar pior...até que Juliette recebe a missão de tirar informações dele. Ele é levado ao Ponto Ômega.

A medida que o vai conhecendo, Juliette percebe o quanto são parecidos em vários aspectos e ele até parece um pouco arrependido pelo que fez a ela. E, o que era para ser uma missão para conseguir informações sobre a guerra, acaba sendo o senário da inevitável atração que Juliette começa a sentir por Warner. Mas ela ainda ama Adam. O que a deixa muito confusa.

Uma trama verdadeiramente cativante e viciante, daquele tipo que você fica, OMG, OMG, OMG, OMG, OMG, OMG...um milhão de vezes e daquele tipo que nunca fica chato ou monótono, é muito intenso e nos faz suspirar a cada página. E o final? completamente surpreendente, que me fez implorar pelo próximo!