domingo, 17 de abril de 2016

{RESENHA} Coraline e o mundo secreto - Neil Galman

Título: Coraline e o Mundo secreto
Título original: Coraline
Autor: Neil Galman
Editora: Rocco
Ano: 2003
Páginas: 160


SINOPSE: Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, consegue abrir uma porta na sala de visitas de casa que sempre estivera trancada e descobre um caminho para um misterioso apartamento 'vazio' no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus 'outros' pais. Na verdade, aquele parece ser um 'outro' completo mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.



RESENHA: Oi gente!!!!

Passei bastante tempo sem fazer resenhas, mas prometo que vou tentar com mais afinco repor o tempo perdido. Esse livro eu terminei ontem e acho que provavelmente todo mundo já assistiu ao filme ou pelo menos já ouviu falar, então não vou ter muito o que dizer, na realidade.

O livro já inicia quando Coraline, uma criança que não tem sua idade revelada, acha uma pequena porta trancada na sala de visitas de sua nova casa. Como qualquer criança, ela fica muito curiosa para saber o que tem atrás dessa porta, então ela pede à sua mãe a chave e pergunta sobre essa portinha misteriosa.

A mãe da menina sabe menos sobre a portinha que ela, mas logo fica claro que não há nada atrás, senão um muro de tijolos que separa o seu apartamento de outro, não ocupado. Entretanto, quando a noite chega e ela vê uma ratinho estranho atravessando a pequena passagem, resolve descobrir a fundo o que realmente existe lá e fica muito surpresa ao perceber que é apenas uma copia de sua própria casa, porém com uma outra mãe, parecida com a sua verdadeira, um outro pai e outros vizinhos, todos cópias com botões no lugar onde deveria estar dos olhos.

Ao contrário do filme, no livro Coraline não gosta realmente desse outro mundo, tão grotescamente parecido com o seu. É claro, ela gosta da atenção, da comida e da liberdade que a outra mãe oferece à ela, mas em geral ela não gosta de lá e pretende nunca mais passar a portinha de novo. É nessa primeira noite também que a outra mãe já oferece os botões à garota, que recusa de imediato e logo volta para casa... mas o problema é que seus pais não estão mais lá, mas sim presos com a outra mãe. A partir daí, ela precisa voltar ao mundo secreto para resgatar sua família ou então viver lá para sempre.

Bom gente vou falar agora as diferenças do filme para com o livro e tentar não dar spoiler para o caso de alguém ainda não ter lido o livro ou visto o filme. Em primeiro lugar, ela não conhece nenhum garoto com um gato. Há o gato, as duas senhoras com cachorros, o velho louco do andar de cima com ratos, mas é só. Como eu já disse, Coraline não se encanta com o Mundo Secreto, como mostra o filme e ela também não vai lá várias vezes, mas apenas 2 vezes. Outra diferença é que a outra mãe não é tão parecida com a mãe verdadeira da garota, na verdade, ninguém é realmente parecido. E a ultima diferença é que a casa não é rosa.

A razão para eu ter dado 4 estrelas é pelo fato de o raciocínio de Coraline não ser o raciocínio de uma criança, nem mesmo uma super dotada. O livro é muito bom, a escrita é fácil mesmo com o clima sombrio que se arrasta por toda a história, mas em certas partes eu tinha a impressão que a garota tinha 8 anos, em outras, ela parecia ter 20 e ainda em outras partes, parecia ter 40 anos. Isso não é muito normal e foi bastante incômodo e difícil de se ler. Fora isso, é uma boa leitura. Aqui vai uma amostra do raciocínio de Coraline.



Bom, o livro é realmente de terror, embora seja infantil. Faz até adultos ficarem de cabelo em pé lendo. Essas são algumas das "ilustrações" que aparece em cada início de capítulo.



Bem essa foi a resenha de hoje, comentem se vocês têm algo a acrescentar. Valeu!!!