quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Estilhaça-me - Tahereh Mafi

SINOPSE:

Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.

RESENHA:

bom gente, a resenha de hoje é especial. No início do ano, ouvi muita gente falando desse livro, de como ele era bom e muito cativante, mas quando eu li a sinopse logo desisti de ler. Mas algumas semanas depois, fiz um "contrato" comigo mesma de que leria cem livros este ano e como achar cem livros bons pra ler é potencialmente difícil, decide colocar esse livro na minha lista e surpresa: AMEI ele.

O livro é quase uma ficção científica(e eu amo ficção científica), pois se passa nem futuro relativamente distante, mas não muito. Juliette não é uma garota normal. Desde muito nova, seu toque fere as pessoas e isso só piorou a medida que ela cresceu, sendo que agora seu toque mata pessoas. Seus pais a entregaram as autoridades para "cuidarem" dela, quando a mesma acidentalmente matou um garotinho. Ela fica presa por cerca de três anos, sem ver um ser humano que seja e sem tocar ou ser tocada por ninguém.

Só que um dia isso muda quando um garoto é deixado em sua cela. Ele é jovem, bonito e faz muitas perguntas que ela realmente não quer responder. Depois de alguns dias ela é inesperadamente solta de sua prisão, mas vai encarar algo tão ruim quanto: Warner. Um jovem comandante de centenas de soldados e que a oferece uma "liberdade" permanente de sua prisão. Mas ela tem que se aliar com ele. Ele sabe o que ela pode fazer, e quer que isto se torne uma arma exclusivamente propriedade dele. O que significa que ela terá de matar. E ela não quer isso.

Nesse meio tempo, enquanto ela é mantida sob o poder de Warner, Adam, o garoto da sela com quem ela estudou a alguns anos e que parece não se lembrar dela, acaba se aproximando e ela acaba perdidamente apaixonada por ele.

Uma narrativa verdadeiramente cativante e viciante, Estilhaça-me foi uma bela surpresa de fim de ano. Isso sem contar as cenas entre Juliette e Adam, nas quais você não respira até que tenham acabado(é gente, ele pode tocá-la por alguma razão, o que deixa as cenas bem...quentes). Também gostei muito do cenário do livro, como a Terra iria ficar daqui a uns poucos anos. Tudo isso fez com que a história ficasse bem real pra mim. LEIAM, que vocês irão amar. Só tem um ponto negativo: o livro é muito pequeno e eu fiquei aspirando pelo próximo!