Autor(a): Yangsze Choo
Editora: Darkside
Ano: 2015
Páginas: 360
SINOPSE:
ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE
“Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...”![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7UJ5Goyri_7Uh8f46gaKxnBz85CWQY-xvNlJdS0fUoXMf7qhcE1mhKu0OcJ5i-XzQ-iNWvMo53eXxzGFoyHELwawOPq9kyaX6qYs77KNh7dMx3BcLZC0JPXtqm71lqe34OaMxckCUt58I/s320/capa_noiva_fantasma.png)
Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam "sim" a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente.
Evocando obras como Neverwhere, de Neil Gaiman, A NOIVA FANTASMA é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea. Eleito o Livro da Semana pela Oprah.com, entrou em diversas listas de melhores livros do ano, como Indie Next List’s Pick, Glamour Magazine Beach Read, The Bookseller Editor's Pick e Library Journal Barbara's Pick.
RESENHA:
Meu Deus, que livro!
O melhor que eu já li esse ano, maravilhoso. Quando comecei, foi por indicação de uma amiga e eu não estava muito animada e sim com um pouco de receio e até medo. Nunca tinha lido um livro chinês, mas a experiência foi ótima. Senti-me sufocada no início, mas é como se eu estivesse me afogando na história e a única coisa que fosse me salva fosse TERMINAR a história. Nunca senti isso com nenhum livro.
E gente, confesso que fiquei bem assustada ao saber que essa cultura de casamentos realmente existiu e existe ainda hoje.
Li Lan tem uma vida relativamente boa, tem quase 18 anos e seu pai sempre cuidou dela, principalmente depois que sua mãe morreu, em um surto de varíola que atingiu a família, deixando-o completamente deformado e ela com apenas uma leve cicatriz.
Até que a garota recebe uma proposta: um casamento com um herdeiro rico. Isso seria a solução para os problemas financeiros de seu pai, entretanto o noivo está... morto. Isso mesmo, morto!
Li Lan logo descarta a proposta, mas recebe um convite para ir a casa da família Lim, a familia de seu suposto noivo não-vivo, e acaba conhecendo Tian Bai, por quem logo se apaixona. Porém as coisas não são tão fáceis assim. Ela passa a ser assombrada pelo defunto, que tenta corteja-la de várias e bizarras formas.
Enquanto sofre em segredo com a assombração por vários dias, ela tenta entender mais sobre a família Lim e sobre Bai também, sempre procurando algo bom na família. Mas após perceber a óbvia rivalidade que existia entre Tian Bai e Tian Ching, o noivo morto, e após uma declaração bombástica do herdeiro rico, Li Lan se vê em uma situação onde é obrigada a procurar uma médium, para resolver os problemas de assombração e tirar Ching com as suas acuações de sua vida.
E é aí que o livro começa a ficar ainda mais interessante...
A trama é contado em quatro partes e essa foi a primeira. Na segunda parte do livro, Li Lan se vê fora do corpo, como um fantasma, após ter quase se matado em uma tentativa de se livrar de Ching. Ela viaja no mundo espiritual chinês e acaba descobrindo mais do que deveria da família Lim.
É também nesse estado que ela conhece Er Lang, uma espécie de detetive sobrenatural que nunca mostra o rosto. Gente, eu simplesmente amei o Er Lang, logo de cara. Ele é super sarcástico e misterioso.
Li Lan conhece diversas pessoas nesse mundo espiritual, algumas boas e muitas más e podemos perceber o amadurecimento da protagonista em cada experiência fora de seu corpo, cada decepção, cada aprendizado.
Foi incrível ver a percepção chinesa do além-mundo, a forma como eles interpretam tudo isso. Li Lan é uma personagem apaixonante e é impossível não amá-la, com a sua inocência, doçura e sinceridade. Ela é uma fofa.
Também gostei bastante da forma que os personagem são descritos, o jeito como eles podem nos surpreender a cada página, como nenhum é o que parece.
Mas claro, quem já leu esse livro fabuloso sabe quem é o melhor personagem, fora a nossa protagonista. Tive umas surpresas bem agradáveis e embora a cultura fosse totalmente oriental, eu pude me identificar bastante com a história, com a trama. Esse livro é cheio de mistérios, aventuras bizarras e quase no final, temos um lindo e arrebatador romance. Fez-me suspirar a cada minuto!
E quando terminou, quando li a última página... , PRECISO da continuação. Espero que tenha!
Bem pessoal, essa foi a resenha de hoje. Comentem se vocês têm algo a acrescentar.
Essa aqui é a autora!